A Quinta da Figueirinha é uma exploração agrícola biológica, situada perto de Silves numa zona típica do Barrocal do Algarve beneficiando de uma paisagem bela e natural. Os 30 hectares da quinta estão cobertos por uma variedade de árvores de frutos, plantações de citrinos, jardins temáticos e vegetação natural. A nossa quinta reúne vários apartamentos e vivendas, onde poderá confortavelmente instalar-se e desfrutar de toda a tranquilidade com sabor a natureza. Convidamo-lo a descansar com sossego, dar passeios campestres observando a fauna e flora ou refrescar-se na piscina. Poderá igualmente participar em cursos e visitas guiadas especiais, os quais decorrem em diversas épocas do ano.
A Quinta foi fundada em 1988 pelos engenheiros agronomos Dr. Gerhard Zabel e Uta Zabel, que traziam consigo mais de 12 anos de experiência em projectos de desenvolvimento em zonas áridas (Niger) e semi-árias (sul de Portugal). Infelizmente a Uta Zabel, que muito contribuiu para o desenvolvimento da agricultura biológica em Portugal, faleceu em 2002.
A Quinta da Figueirinha focou-se inicialmente na agricultura e na produção de bens biológicos, no turismo rural e na protecção da vegetação natural. Ao longo dos anos a infraestrutura da Quinta serviu para o progresso de tecnologias no meio rural, plantações demonstrativas e investigação e educação no desenvolvimento do meio rural. Actualmente a produção biológica tem sido reduzida. O futuro da Quinta será na área do turismo rural e sustentável, no desenvolvimento de mais jardins temáticos, na protecção do ambiente e na educação ambiental.